domingo, junho 19, 2005

CV ou Resumé?


Um dos momentos mais marcantes quando se acaba um curso é sem dúvida o da preparação do currículo. E tenho dados muitos conselhos a alunos acerca disto, embora eu próprio tenha pouca experiência nesta área (pois, ainda sou do tempo em que se faziam contratos vitalícios...).

Há dias li sobre a diferença entre um CV e aquilo que os americanos chamam um resumé. Para além da diferença do primeiro ser usado na Europa e o segundo nos EUA, há também questões de contexto e de objectivos. Um CV é sobretudo utilizado em contextos académicos, para documentar o percurso do seu autor. Um resumé é utilizado em contextos profissionais, sendo bastante mais curto.

Hoje descobri estas indicações sobre a preparação de um CV que me parecem muito pertinentes, e resolvi deixá-las aqui, para benefício dos alunos que sei que lêm este blogue de vez em quando. Mas também aponto para estas páginas sobre a escrita de um resumé, e para o CollegeGrad.com, onde podem ser descarregados exemplos de resumés (como este, para um biólogo recém-licenciado)

Sem comentários: