domingo, outubro 16, 2005

Quando é que chega?

Por falar em princípio da precaução, um tal Gary Kobinger e seus colaboradores misturaram proteínas do virus Ébola no HIV. Andam a fazer testes em ratos mas querem passar à fase de aplicação em humanos. É verdade- há "cientistas" não só a trabalhar com aquilo que muita gente pensa serem dois dos vírus mais mortíferos que se conhecem, mas a misturá-los um com o outro.

Quem é esse criminoso?, perguntarão. Pois é um investigador da Universidade da Pensilvânia. Andei pelo site, mas não consegui dar com a página dele. E a justificação? Arranjar uma maneira de introduzir um gene normal em células pulmonares de pessoas sofrendo de mucoviscidose. A história está contada nesta peça da BBC.

Claro que eu sei que o HIV é um vírus passageiro absolutamente inofensivo (Deusberg & Rasnick, 1998; Deusberg et al., 2003), mas a questão não é essa. A questão é como alguém pode ter a arrogância de manipular coisas que não conhece mas que sabe/pensa serem extremamente perigosas, não só com impunidade mas até com financiamento público? Esta gente não sabe que não está a lidar com máquinas? Pode tirar-se o motor de um Porsche e colocá-lo num VW carocha e ficar com um carro que anda que é uma beleza. Mas os sistemas biológicos são inerentemente imprevisíveis. São sistemas complexos, bolas! Vão ler!

Não há limites para esta ciência?

Sem comentários: