sábado, julho 30, 2005

Economia


Confirmando a minha rebelião com o domínio da "economia" sobre o discurso político actual, e com a forma como a percepção geral do mundo económico encaminha este planeta para o caos, li hoje o artigo de Gordon Bigelow para a Harper's ("Let There Be Markets: The Evangelical Roots of Economics", que arquivei aqui).

Bigelow desmonta a retórica dos "mercados" e respectiva "liberdade" mostrando como a base das principais teorias económicas está errada. Se, como é óbvio para todos menos para prémios Nobel da Economia, as pessoas não tomam as suas decisões económicas pensando exclusivamente nelas próprias e usando uma racionalidade absoluta, a pretensiosidade científica das correntes teorias económicas neoclássicas esfuma-se.

Este artigo mostra a perigosidade deste conceito de mercado livre usando exemplos de falhanços espectaculares, como o da grande fome da batata, na Irlanda de meados do séc. XIX, em que morreram mais de 1 milhão de pessoas. Mas mostra também que a génese destes conceitos económicos está nos preconceitos cristãos evangélicos, os mesmos que ainda hoje dominam o mundo a partir de Washington e estão muito perto de provocar uma hecatombe sem paralelo na história humana.

Sem comentários: