Os ingleses chamam-lhe benchmarks, os americanos standards. Nós chamamos-lhe perfil de competências. Aqui fica uma contribuição para um debate sobre o assunto, baseada no que é feito do lado esquerdo do Atlântico:
Students will be equipped with the ability to use and extend their scientific knowledge base throughout their lives if that knowledge base is presented in a context that stresses:
- Scientific inquiry, reasoning and communication
- History of biology and its past and present impact on society
- Information content in biology
A Universidade de Porto Rico tem o curso de Biologia estruturado de uma forma que me parece exemplar:
- um plano estratégico de desenvolvimento
- um plano de avaliação departamental, com metodologia delineada e divulgação dos resultados
- perfis de competências dos alunos e matrizes de correlação com as disciplinas
- o portfolio do curso e formulários para a avaliação de uma série de parâmetros.
Outras ligações úteis neste contexto:
A necessidade óbvia de alinhar conteúdos com a avaliação é demonstrada aqui, assim como são apresentadas CATs (Classroom Assessment Techniques):
REDCUBE (RESEARCH, DEVELOPMENT, AND CHANGE IN UNDERGRADUATE BIOLOGY EDUCATION), uma compilação de R. R. Hake (1999)
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