quarta-feira, abril 20, 2005

Biosofia?

Depois de vários anos a manter um blogue escondido num cantinho da internet (aqui, mais precisamente), resolvi saltar para a ribalta. Basicamente porque percebi que havia pessoas a ler o que eu escrevia (Sim! E mais do que uma...), e a fazer comentários pertinentes quando me encontravam. O comentário geral era: "Pena não se poder comentar..." Para poder incluir interactividade ainda andei à volta com soluções complicadas mas o html era demais para mim e acabei por optar juntar-me aos mais crescidos.

Tive alguma dificuldade em decidir o nome. Escolhi este porque junta dois dos meus passatempos preferidos, a Biologia e a Filosofia. Depois dei-me conta dos múltiplos sentidos que o termo pode ter, ao ligar a Vida à Sabedoria. E gostei, francamente. (Ah! Camadas... Nem toda a gente gosta de cebolas! dizia o Burro ao Shrek)

Uma busca rápida na internet mostrou que o termo já existe (Não há nada de novo debaixo do sol, mesmo?). Há, por exemplo, uma revista chamada BIOSOFIA, associada a um movimento esotérico. E "Biosophy" tem uma entrada na Wikipedia. É, aparentemente, uma corrente filosófica que tem a Biologia como inspiração. As páginas existentes na net são um bocado pindéricas (The Biosophical Institute, Inc., The Biosophy Program), mas isto sou eu a dizer... Só quero esclarecer que não conheço nem tenho à partida nenhuma simpatia por estes movimentos.

4 comentários:

LN disse...

Biologia e Filosofia?
"Vida" e "Amor à Sabedoria", não necessariamente a sabedoria... (afinal é philo + sophia).
Entende-se que não escolhesses o "Biosophia" - por causa de eventual trocadilho para "biografia de Sophia" :)

Passatempos? Ou, parafraseando Mia Couto, Pensatempos?
Não considero a Filosofia um passatempo (eu, pois claro!).
E «a corrente filosófica» da Biosofia é espírita...

Rindo, termino louvando a decisão de saires do cluster que não permitia comentários. Parabéns, então :)!

José Azevedo disse...

Obrigado, LN.

O trocadilho era mesmo com Bio+Sofia, que pode ser visto como o saber aplicado à Biologia, ou como a sabedoria dos seres vivos, ou como a sabedoria que a vida nos dá, ou como a biologia da sabedoria, ou...

Tenho reparado que nessas áreas do espiritismo ou esoterismo há uma grande mistura de ciência. Ou por outra, que as pessoas nessa área procuram juntar uns conceitos científicos às suas afirmações, talvez para lhes dar credibilidade. Mas parecem esquecer-se da diferença entre o desconhecido e o hipotético.

.

Anónimo disse...

A "Biosofia" filosófica nada tem a ver com espiritismo. Desculpem corrigir.

José Azevedo disse...

Aceito a correcção, mas não o pedido de desculpas, que é desnecessário :-)

Uma nova volta pela internet veio mostrar-me que o termo Biosofia tem sido muito (ab)usado. O site Biosophy.org, por exemplo, fala de uma filosofia computacional (a sério!) e diz "The best way to understand human beings is to use computers." Juro! Vão lá ver!