sábado, novembro 24, 2007

Privatização

De um texto de Vitorino Magalhães Godinho, "O respeito pela pluralidade" (Jornal de Letras, Artes e Ideias, 968), e pensando nas propostas de privatização da gestão das áreas protegidas (v. tb. entrevista do presidente do ICN):


"Dentro da mundialização - inevitável - temos de abrir diferentes caminhos, mas em que os cidadãos segurem no leme e não sejam esmagados pelas redes dos mamutes. Em que o público não desapareça engolido pelo privado, com o pretexto da nunca provada maior rentabilidade dos interesses sobre o bem comum.
[...] Para tal, dada a desconstrução sistemática a que tem sido submetido o Estado, impõe-se reconstruí-lo em novos moldes, como complexo coordenado de sistemas organizacionais que assegurem o equipamento social de base e um conjunto de serviços públicos essenciais à sociedade e, logo, às pessoas. Os insistentes apelos a uma imaginária sociedade civil ocultam que o desaparecimento da organização pública por incontida privatização forma o leque dos problemas centrais do nosso tempo, juntamento com a violência e a degradação social, o surto do fanatismo e a desistência da democracia."

Sem comentários: