sábado, outubro 06, 2007

Cooperação e resistência



Várias coisas impressionam neste vídeo. Numa primeira análise impressiona a resistência da cria, que parece ter sobrevivido ao ataque combinado de um grupo de leoas e de um crocodilo. A um nível mais profundo, porém, impressiona o facto de a manada se ter reagrupado e voltado para a buscar. De alguma forma o grupo foi capaz de se juntar todo, cada um dos elementos arriscando a vida para salvar uma cria.

Os búfalos africanos vivem em grupos matriarcais, e é provável que as fêmeas da manada tenham algum grau de parentesco, o que contribuiria para explicar a evolução deste tipo de comportamento altruístico.

Analisando ainda mais um pouco, repara-se que as leoas ficaram assustadas com a manifestação de força, mas não soltaram a presa. E a maioria dos búfalos não fez mais do que ameaçar. Foram as acções individuais de alguns indivíduos (não tenho a certeza que tenha sido apenas um, embora seja romântico- e lógico- pensar que possa ter sido a mãe) que fizeram a diferença.

O grupo dá a força, mas é preciso um líder para lhe dar direcção e eficácia, poderia ser a moral desta história.

1 comentário:

David disse...

Impresionante video, nao conhecia. Debe ser impresionante filmar esse momento. Gostaria de saber que passa pela cabeça de cada um dos protagonistas em cada momento: da cria, da manada, dos leoes...
É admirable a resistença da cria, se calhar sabia que tinha de aguantar so um bocadinho porque sabia que a manada ia voltar...

Obrigado pelo video.
David (Galicia)