domingo, janeiro 07, 2007

Glaucus, o homem-sereia

Glaucus atlanticus Forster, 1777 predando Porpita. Fonte: Andy Lewis

Por estranho que pareça, este animal é um gastrópode, um nudibrânquio altamente modificado para uma vida pelágica de predação de hidromedusas.


O nome deriva do deus grego meio homem, meio peixe. É interessante procurar imaginar a sequência de acontecimentos que levaram de um búzio vulgar (com uma concha pesada, alimentando-se raspando algas das rochas com a rádula) a um nudibrânquio (carnívoro, sem concha, brânquias expostas pela inversão do manto) e daí a este nível de especialização.

Linnaeus, o pai da taxonomia actual, tinha dado o nome de Scyllaea a outro género de nudibrânquios pelágicos, estes característicos de massas de algas flutuantes, como os sargaços. Scylla é a grafia inglesa da ninfa pela qual Glaucus se apaixonou, tendo dito a Circe que árvores cresceriam no fundo do oceano e algas nas mais altas montanhas antes que ele deixasse de a amar. Talvez Forster tenha pensado nesta história quando decidiu usar o nome Glaucus para outro grupo de animais, com uma origem comum e modos de vida semelhante, mas com um percurso que os deuses decidiram que nunca se havia de cruzar.


Scyllaea pelagica Linnaeus, 1758. Fonte: Image Quest Marine.

Sem comentários: