segunda-feira, dezembro 11, 2006

Deus é imaginário


Uma coisa é ter deixado a religião por causa da Biologia, e ter a posição interior de não se querer chatear com esses disparates. Outra é dar-se ao trabalho de escrever um livro online com 39 capítulos de lógica meticulosa desfazendo o mito do Deus que escreveu a Bíblia e responde às orações, como é feito no site Why won't God heal amputees.

O único senão do sítio é estar totalmente focado na realidade evangélica dos Estados Unidos da América, embora ponha no mesmo saco todas as religiões organizadas, presentes ou passadas.
Não aborda, por exemplo, a questão mais profunda de um deus que não tenha esse papel tão interveniente, o deus de Einstein, por exemplo:
Einstein was often asked, "Do you believe in God?", to which he sometimes replied "I believe in Spinoza's God, who reveals himself in the harmony of all being".
Mas claro que não é este o deus dos milhões de americanos que acreditam que o universo foi criado há 6.000 anos, nem dos selvagens shiitas ou sequer dos ignorantes de Fátima. E para esses, isto são pérolas...

Sem comentários: