Por alguma razão isto não funciona no blogue. Clique na imagem para ver a acção...
quinta-feira, julho 13, 2006
domingo, julho 09, 2006
As escolhas de Umberto Eco
Num artigo recente Umberto Eco oferece algumas sugestões de leituras filosóficas para não especialistas, "ou para aqueles que foram ouvir supostos filósofos e não perceberam nada de nada." Registo-as aqui, para poder reciclar o recorte do jornal.
Clássicos- Platão, Crípton. "onde aprendemos como e porque deve um cidadão respeitar a lei"
- Aristóteles, Poética. "Deve ser lido como se descrevesse a forma de escrever um livro de mistério ou um Western."
- Santo Agostinho, De Magistro. "Fala de assuntos da vida de todos os dias da forma como falariam com os vossos filhos. Um livro que brilha pela simplicidade e inteligência."
- Abelardo e Heloísa, Cartas de Amor [Historia Calamitatum, a autobiografia de Pierre Abélard]. "Não esperem muito sexo mas vale o trabalho"
- Pico della Mirandola, Discurso sobre a dignidade do homem.
- Montaigne, Ensaios. "óptimos mesmo em pequenas doses."
- Descartes, Discurso do Método.
- Pascal, Pensamentos.
- John Locke, Ensaio sobre o Entendimento Humano [volume 1 (livros 1 e 2); volume 2 (livros 3 e 4)]. "aconselho-vos a ler apenas o Livro III, o dedicado ao uso que fazemos das palavras. (...) leiam-no como se Locke estivesse a fazer um discurso moderno, talvez comparando as observações dele com as primeiras páginas do jornal e os debates de televisão do nosso tempo."
Séc. XIX
- Leopardi, Zibaldone. "aconselharia um pouco de cada vez, uma ou duas páginas na cama antes de adormecer."
- Kant, Lições. "(sobre assuntos nos quais ele não era especialista) (...) Nessas obras ele aparece mordaz, bizarro, com algo de um narrador e até capaz de exprimir opiniões paradoxais. Tentem ler as lições dele de antropologia." [Encontrei na Amazon as de Ética, Metafísica, Lógica e Teologia Filosófica]
- Wittgenstein, Investigações Filosóficas. "De vez em quando dirão que ele era um louco. Mas que louco."
Subscrever:
Mensagens (Atom)