quarta-feira, abril 20, 2005

Biosofia?

Depois de vários anos a manter um blogue escondido num cantinho da internet (aqui, mais precisamente), resolvi saltar para a ribalta. Basicamente porque percebi que havia pessoas a ler o que eu escrevia (Sim! E mais do que uma...), e a fazer comentários pertinentes quando me encontravam. O comentário geral era: "Pena não se poder comentar..." Para poder incluir interactividade ainda andei à volta com soluções complicadas mas o html era demais para mim e acabei por optar juntar-me aos mais crescidos.

Tive alguma dificuldade em decidir o nome. Escolhi este porque junta dois dos meus passatempos preferidos, a Biologia e a Filosofia. Depois dei-me conta dos múltiplos sentidos que o termo pode ter, ao ligar a Vida à Sabedoria. E gostei, francamente. (Ah! Camadas... Nem toda a gente gosta de cebolas! dizia o Burro ao Shrek)

Uma busca rápida na internet mostrou que o termo já existe (Não há nada de novo debaixo do sol, mesmo?). Há, por exemplo, uma revista chamada BIOSOFIA, associada a um movimento esotérico. E "Biosophy" tem uma entrada na Wikipedia. É, aparentemente, uma corrente filosófica que tem a Biologia como inspiração. As páginas existentes na net são um bocado pindéricas (The Biosophical Institute, Inc., The Biosophy Program), mas isto sou eu a dizer... Só quero esclarecer que não conheço nem tenho à partida nenhuma simpatia por estes movimentos.