sábado, janeiro 24, 2009

As quatro áreas da Biologia

Randolph Nesse é professor de Psiquiatria e de Psicologia. Conheci-o primeiro através do seu livro, Why we get sick.

Cheguei hoje a um seu diagrama com o título acima e que é uma interessante forma de classificar as linhas de investigação em Biologia nos quadrantes que resultam de haver dois tipos de questões (próximas, que procuram saber como os organismos vivem, e evolutivas, com o objectivo de saber porque são como são) e dois objectos de explicação (históricas, que explicam uma forma actual em termos de uma sequência, e descritivas).

A Biologia oferece, se acordo com este esquema, 4 tipos de explicações:
  • de desenvolvimento
  • mecanicistas
  • filogenéticas
  • adaptacionistas


Blogged with the Flock Browser

domingo, janeiro 18, 2009

Hans Jonas - um dos pensadores mais relevantes de que você nunca ouviu falar


E a web tem destas coisas. Lemos o blogue dos amigos, seguimos os links indicados, e daí saltamos para a Wikipédia e para vários outros sítios, incluindo os artigos de David Kaufman, de onde fui copiar o título desta entrada, de V. Soromenho Marques e de Ana Sofia M. Estanqueiro.



Já tinha lido algo deste autor, mas deixo aqui esta nota para a ele voltar em breve. De facto, alguém que escreve um livro intitulado "Organismus und Freiheit. Ansätze zu einer philosophischen Biologie" (Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 1973) [Organismo e liberdade: abordagem a uma filosofia biológica] honra-me de o referir aqui. E leva-me a citar um dos seus aforismos:
Age de tal modo que os efeitos da tua acção sejam compatíveis com a permanência duma vida humana autêntica na Terra.

quinta-feira, janeiro 15, 2009

Darwin's Gifts


Uma colecção de ensaios tendo Darwin por tema.
To mark in 2009 the bicentennial of the birth of Darwin - on Feb 12 - and the 150th anniversary of the publication of On the Origin of Species - on Nov 24 - The Lancet has commissioned a commemorative book of essays about Darwin's life and work and the enduring legacy of his remarkable theory of evolution.
Uma das muitas iniciativas planeadas para este ano.

Interessante, a interface.